Elayne Priscila

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tarogató (Um primo do clarinete)

http://go2.wordpress.com/?id=725X1342&site=blogdosclarinetistas.wordpress.com&url=http%3A%2F%2Fblogdosclarinetistas.files.wordpress.com%2F2010%2F01%2Fimage2.png&sref=http%3A%2F%2Fblogdos

Tarogató (Um primo do clarinete)

O tárogatók (Tarogato plural, töröksíp, cachimbo turco ou, anglicized, tárogatós; romeno: taragot) refere-se a dois diferentes instrumentos de sopro húngaro: Tarogató o antigo e o moderno (ou modificados). O Tarogató moderno pretendia ser uma recriação do Tarogato original, mas os dois instrumentos tem pouco em comum.
Não está claro se o tarogato foi trazido para a Europa pela primeira magiares quando imigraram do Oriente, no século 9. É certo, contudo, que os instrumentos deste tipo, desceram do zurna do Oriente Médio, foram introduzidos na Europa Oriental pelos turcos durante a Idade Média, como evidenciado pela töröksip prazo "cachimbo turco" que foi utilizado como sinônimo para Tarogato. É possível que os instrumentos de ambas as tradições foram combinadas em uma única entidade. O Tarogato tem uma origem persa, e ele apareceu na Hungria durante as guerras turco. Até por volta do século 18, o Tarogato era um tipo de charamela, com uma palheta dupla, furo cônico, e sem as chaves.
Sendo um instrumento muito alto e estridente, a Tarogato foi utilizada como um instrumento de sinalização no campo de batalha (como a corneta ou a gaita de foles).
O instrumento foi finalmente abandonado sendo considerado muito alto para uma sala de concertos.
O tarogato foi um instrumento ícone da Guerra do Rákóczi para a Independência (1703-1711). Seu uso foi suprimido no século 18 pela monarquia dos Habsburgos.
tarogato
Na década de 1890 uma versão moderna foi inventada por Vencel József Schunda, um fabricante de instrumentos de Budapeste. Ele usa uma palheta simples, como um clarinete ou saxofone, e tem um furo cônico, similar ao saxofone.  O instrumento é feito de madeira, geralmente de madeira granadilha negro como um clarinete.  O tamanho mais comum, o Tarogato soprano em B ♭, é de cerca de 29 polegadas (74 cm) de comprimento e tem um som fúnebre semelhante a uma cruz entre um chifre Inglês e um saxofone soprano. Outros tamanhos existem, um criador, János Stowasser, anunciou uma família de sete tamanhos dos quais o maior foi um Tarogato contrabaixo em Mi ♭.  O novo Tarogato se parece muito pouco com o Tarogato histórico e os dois instrumentos não devem ser confundidos . Foi sugerido que o schundaphone nome teria sido mais exato, mas Tarogato foi usado por causa da imagem nacionalista que o instrumento original tinha.
Este instrumento foi um símbolo da aristocracia húngara, e o instrumento de sopro de madeira favorito do governador Miklós Horthy.
Fábricas na Hungria cessaram após a II Guerra Mundial, embora tárogatós continuaram a ser feitos na Romênia e em outros países. In the 1990s several Hungarian makers started producing the instrument again. Na década de 1990 vários fabricantes húngaros começaram a produzir o novo instrumento.
A Tarogato moderno pode ocasionalmente ser ouvido na Lei de 3 de Tristan und Isolde de Richard Wagner, onde se tornou tradicional em algumas casas de ópera (por exemplo, a Royal Opera House, de Londres) para usá-lo em vez do off-anglais fase cor para a última passagem (barras 999-1149) de ar do Pastor, mas Wagner não especificou isso, apenas sugerindo na pontuação "especialmente construído um instrumento simples e natural".
Na década de 1920, Luta Ioviţă, que jogou o instrumento no exército durante a Primeira Guerra Mundial, trouxe-a para Banat (Romênia), onde se tornou muito popular sob o nome taragot.
Dumitru Farcas, que nasceu em Maramures, fez o instrumento conhecido em todo o mundo e é considerado o tocador mais famoso Tarogato.
Dumitru Farcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário